segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Uma breve análise dos livros didáticos de matemática da Escola Agostinhos Neres Portela

A utilização de livros didáticos nas aulas de matemática é de forma geral bem usados pelos professores. Porém para utilizar um livro em sala é preciso considerar alguns parâmetros para que não sejam utilizados livros inadequados. Para a análise da coleção de livros de matemáticas usados pelos professores da escola Agostinho Neres Portela, foram usados alguns requisitos, como a linguagem adequada, ilustrações e principalmente se todos os campos da matemática são abordados.
Ao realizar a análise dos livros notou-se que todos os campos da matemática são abordados. No volume 1 da coleção, é visto de um modo geral funções e no final do livro uma breve introdução a trigonometria no triângulo retângulo. Já no volume 2 é abordado a trigonometria de forma mais ampla desde ciclo trigonométrico, equações trigonométricas até funções trigonométrica, são abordados também geometria espacial, sistemas lineares, matrizes e determinantes, análise combinatória e probabilidade. Um assunto que ao meu ver deixa a desejar neste volume é a geometria que é brevemente abordada, tendo em vista que é um assunto bem amplo. No volume 3, são vistos assuntos como matemática financeira, análise de dados, estatística, cônicas, polinômios e números complexos. De um modo geral, como já dito antes os volumes da coleção abordam todos os campos da matemática e é usada uma linguagem adequada, como podemos observar os conteúdos são divididos em blocos nos 3 volumes e gostei de como foi feita essa divisão, porém no volume 2 ao meu ver houve uma falta de articulação entre os conteúdos.

Por fim, para mim a coleção de livros trabalhada pelos professores da escola, está adequada para que sejam usados em sala, pois abordam todos os conteúdos matemáticos, apesar de algumas falhas como foi citada acima, mais ilustram bem os conteúdos através de exemplos contribuindo para o melhor entendimento dos alunos.


Coleção de livros utilizados pelos professores da EEM Agostinho Neres Portela.

Um comentário:

  1. Caro Murilo. Sua análise está bem objetiva, e isso é bom. No entanto, faltou uma análise sob a luz dos PCN e, também, se em sua opinião a obra está adequada para a realidade da escola não apenas no quesito "todos os conteúdos presentes", mas também se a metodologia empregada tem favorecido o aprendizado. Abraço!

    ResponderExcluir