segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Entrevista: Formação dos alunos e professores para o ENEM.

Essa entrevista foi realizada na escola de ensino médio Agostinho Neres Portela com o coordenador pedagógico Claudio Paulo de Almeida e tinha como tema central a preparação dos alunos e dos professores para o ENEM.

Ouça a entrevista:

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Enquete: Como a matemática influencia para a escolha profissional dos alunos da E.E.M Agostinho Neres Portela.- Resultado e Discussão.

A enquete cujo tema central é “ Como a matemática influencia/influenciou na tomada de decisão para sua escolha de carreira”, foi realizada na escola de ensino médio Agostinho Neres Portela e teve como publico alvo os alunos do 3º ano. A enquete realizada foi de somente cinco perguntas básicas: 
*Fotos tirada do Google forms

Como ocorreu a atividade:

A escola Agostinho Neres Portela, possui um laboratório de informática, mais infelizmente no dia em que foi realizada a atividade o laboratório passava por uma manutenção, mais com o apoio do meu Supervisor e do diretor me foi cedido um computador com internet para que a enquete fosse realizada. Como tinha apenas um computador, foi chamadas equipes de quatro alunos por vez. 

Resultado e Discussão.

A primeira questão era perguntando se os alunos gostavam de matemática e tinham como opção “Sim” ou “Não”, alguns deles diziam “maios ou menos”, mais como a pergunta tinha apenas dois itens, acabavam respondendo não. O Gráfico abaixo mostra que 42,9% dos alunos que responderam a enquete gosta de matemática e que 57,1% dos alunos entrevistados não gostam de matemática.

*Fotos tirada do Google forms
Já a segunda questão perguntava em qual conteúdo matemático os alunos tinham mais dificuldades, dos alunos participantes da enquete 28,6% responderam frações, 21,4%  responderam  trigonometria, 7,1% responderam  porcentagem, 14,3%  responderam matriz, 14,3% responderam  Função do 2º grau e por fim 14,3% dos alunos participantes responderam outros, dentre esses que marcarão a opção “Outro” responderam que tem mais dificuldade em logaritmo, equações entre outros. Como podemos observar no gráfico abaixo a maior parte dos alunos entrevistados dizem ter mais dificuldade em frações. 

*Fotos tirada do Google forms

A terceira questão perguntava se os alunos pretendiam fazer um curso superior ou técnico, felizmente a maior parte doa alunos entrevistados responderam que sim, digo felizmente porque é muito bom saber que grande parte deles tem perspectiva de prosseguir os estudos e entra para o ensino superior. Dentre os alunos participantes da enquete 78,6%  responderam que sim, que pretendem  fazer um curso superior e apenas 21,4% dos alunos responderam que não pretendem  cursar o ensino superior, como mostra o gráfico abaixo.

*Fotos tirada do Google forms

A quarta questão tinha como intuito saber qual  a escolha de curso dos alunos,  dentre os cursos escolhidos pelos alunos estavam o curso de nutrição, Enfermagem, Jornalismo, Educação física, Pedagogia, Música, Administração, Técnico em eletromecânica e muitos dos alunos ainda se diziam em dúvida em relação ao curso.


Por fim os resultados obtidos para a quinta questão. A ultima pergunta era se a matemática teria contribuído para o escolha do curso a qual pretendia o aluno. Infelizmente 64,3% dos alunos responderam que não, que a matemática não tinha influenciado para a escolha de curso deles e apenas 35,7% dos alunos responderam que sim. Dentre esses alunos que responderam sim alguns deles disseram não gostar de matemática, mais sabiam que para obter êxito em  vestibulares e Enem, teriam que aprender matemática, então por esse motivo eles responderam que sim, que a matemática contribuiu para suas escolhas. 

*Fotos tirada do Google forms

Conclusão:

Com os resultados obtidos através dessa enquete, foi percebido que a matemática ainda é vista pela maioria dos alunos como um "bicho de sete cabeças", mais mostrou também que eles tem consciência que a matemática têm uma grande importância na vida deles e que de alguma forma ela influencia na hora de escolher um curso seja ela uma influencia negativa ou positiva.

Veja abaixo fotos que ilustram a realização da enquete:

*Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 


 *Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 


*Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 







quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Como a matemática influencia para a escolha profissional dos alunos da EEM Agostinho neres Portela.

Meu primeiro contato com os alunos da E.E.M.  Agostinho Neres Portela se dará através de uma enquete que será realizada com os mesmos. Essa enquete tem como tema central: "Como a Matemática influencia/influenciou na tomada de decisão para a sua escolha de carreira". Logo após a coleta dessas informações será exposto neste blog os resultados obtidos.


Clique aqui para ter acesso a enquete.

domingo, 15 de novembro de 2015

Aspectos físicos e quantitativos da EEM Agostinho Neres Portela.



Atualmente a escola de ensino médio Agostinho Neres Portela atua com aproximadamente 520 alunos distribuídos em três turnos(manhã, tarde e noite), com oito salas de aulas, com laboratórios de química, física, biologia, informática, matemática e línguas, uma biblioteca, sala de professores, sala para o grêmio estudantil, sala do diretor, secretaria, banheiros para alunos e professores, um refeitório, uma quadra poliesportiva e um anfiteatro. Ao todo são 42 funcionários incluindo auxiliares de limpeza, zelador, vigia, diretor, coordenadores  e entre eles uma equipe de 32 professores que realizam um excelente trabalho para alcançar bons resultados.
Na escola, também são exercidos uma série de projetos que contribuem tanto para a aprendizagem quanto  também para a formação cidadã dos alunos, segue abaixo uma lista desses projetos: Professor diretor de turma(PDT), Jovem escritor: “Lembranças de uma juventude literária”, Kham  Academy , grupo de música: “Sucesso estudantil” e Litera Agostinho. Dentre os projetos da escola existem o Projeto jovem de futuro(PJF), que abrange vários outros projetos que são: Cultura Afro na escola, detetive historiador,Entre jovens e preparação para universidade(PPU). Não posso deixar de citar também a “Mostra Cultural” que ocorre na escola, popularmente conhecida como “ Feira de ciências”, que ocorre uma vez por ano, onde são expostos os projetos elaborados pelos próprios alunos sob o auxilio dos professores.
Para o ano de 2015 a gestão escolar da EEM Agostinho Neres Portela tentar atingir as metas criadas no inicio do ano, desde de aprovações em vestibulares, diminuição de desistentes durante o ano entre outros. Segue abaixo as metas desejadas para o ano de 2015:

METAS PARA 2015
Aprovados: 93%
alunos inscritos no Enem: 100%
Aprovação no Vestibular (Uva): 20% (dos alunos inscritos)
Redução do número de abandono: 3,50%
Garantia de frequência diária: 90%







Para conhecer melhor a escola, vejam algumas fotos ilustradas abaixo:

Imagem 1: Fachada da escola.
Imagem 2: Laboratório de informática.
Imagem 3: Laboratório de Matemática.
Imagem 4: Laboratório de física.

Imagem 5: Laboratório de Biologia.

Imagem 6: Laboratório de Química.

Imagem 7: Biblioteca.

Imagem 8: Refeitório. 

Imagem 9: Quadra Poliesportiva. 

Imagem 10: Banheiros dos alunos e professores e os bebedouros.



sábado, 14 de novembro de 2015

E.E.M Agostinho Neres Portela.- Um pouco de sua história.

A E.E.M. Agostinho Neres Portela, foi fundada no dia 04 de novembro de 2003, sob o governo de Lúcio Gonçalo de Alcântara e da secretaria de educação Sofia Lerche Vieira, depois de muita luta de alguns moradores. Enquanto não conseguiram a ordem de construção da escola, a mesma funcionava em prédios cedidos pela prefeitura de Sobral, onde eram acolhidos alunos de Rafael Arruda e localidades vizinhas.
Somente no dia 17 de outubro de 2009 sob o governo de Cid Gomes e da secretaria de educação Izolda Cela, acontece o pronunciamento pelo próprio governador dando a ordem de serviço da construção da escola, para  que a construtora “TECNOCN” honrasse compromisso de entregar a obra em 150 dias. A obra foi supervisionada pelo Departamento de arquitetura e engenharia (DAE), vinculado a secretaria de infra-estrutura  (Seinfra). A escola está sobre coordenação da 6ª coordenadoria regional de desenvolvimento (6ª CREDE), sediada em Sobral. Como tudo é um processo a passo de tartaruga, houve ainda alguns contratempos, passando-se mais de 480 dias e a obra da escola ainda não tinha sido inaugurada.
No dia 07 de maio de 2011 a Escola de ensino médio Agostinho Neres Portela foi inaugurada, com capacidade para atender 1080 alunos, em três turnos, com a mesma estrutura de uma unidade urbana. O prédio de 2,6 mil metros quadrados, composto de 8 salas de aulas, salas de professores, sala do diretor, sala de coordenação entre outras dependências administrativas. Laboratórios de línguas, matemática, física, química, biologia e informática, dispõe ainda de um ginásio poliesportivo e um anfiteatro.
(Fonte: Arquivo da escola.)

Estágio Supervisionado II- Escola.

Este Blog foi criado para expor o desenvolvimento da disciplina estágio supervisionado II do 6º período do curso de licenciatura em matemática e tem como objetivo inserir o futuro professor no ambiente escolar para além da sala de aula e promover o contato do licenciando com ferramentas que possam potencializar sua formação bem como o ensino de matemática. O estágio supervisionado II ocorrerá na escola de ensino médio Agostinho Neres Portela, localizada no distrito Rafael Arruda da cidade de Sobral. A facilidade de acesso ao local foi um dos principais motivos pelo qual escolhi estagiar nesta escola.

Imagem 1:(Fachada da escola)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Quem Sou?

Acadêmico do curso de Licenciatura em matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), situada na cidade de Sobral- CE, bolsista da CAPES no programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID), tutor no projeto jovem de futuro (PJF) na escola EEM José Cláudio de Araújo, localizada na cidade de Mucambo- CE, onde conclui meu ensino médio, atualmente estou focado em concluir o curso no qual estou inserido. Independentemente das dificuldades que os professores enfrentam admiro essa profissão a qual escolhi para mim e quero aproveitar o máximo todas as oportunidades que me são ofertadas para poder aprimorar mais ainda meu conhecimento. Espero que com essa nova experiência de “blogueiro” possa melhorar minha escrita e expressar de forma clara minha vivencia no âmbito escolar. 
Sejam bem vindos!