A enquete cujo tema central é “ Como a matemática
influencia/influenciou na tomada de decisão para sua escolha de carreira”, foi
realizada na escola de ensino médio Agostinho Neres Portela e teve como publico
alvo os alunos do 3º ano. A enquete realizada foi de somente cinco perguntas
básicas:
*Fotos tirada do Google forms |
Como ocorreu a atividade:
A escola Agostinho Neres Portela, possui um laboratório de
informática, mais infelizmente no dia em que foi realizada a atividade o
laboratório passava por uma manutenção, mais com o apoio do meu Supervisor e do
diretor me foi cedido um computador com internet para que a enquete fosse
realizada. Como tinha apenas um computador, foi chamadas equipes de quatro
alunos por vez.
Resultado e Discussão.
A primeira questão era perguntando se os alunos gostavam de
matemática e tinham como opção “Sim” ou “Não”, alguns deles diziam “maios ou
menos”, mais como a pergunta tinha apenas dois itens, acabavam respondendo não.
O Gráfico abaixo mostra que 42,9% dos alunos que responderam a enquete gosta de
matemática e que 57,1% dos alunos entrevistados não gostam de matemática.
*Fotos tirada do Google forms |
Já a segunda questão perguntava em qual conteúdo matemático
os alunos tinham mais dificuldades, dos alunos participantes da enquete 28,6%
responderam frações, 21,4% responderam trigonometria, 7,1% responderam porcentagem, 14,3% responderam matriz, 14,3% responderam Função do 2º grau e por fim 14,3% dos alunos
participantes responderam outros, dentre esses que marcarão a opção “Outro”
responderam que tem mais dificuldade em logaritmo, equações entre outros. Como
podemos observar no gráfico abaixo a maior parte dos alunos entrevistados dizem
ter mais dificuldade em frações.
*Fotos tirada do Google forms |
A terceira questão perguntava se os alunos pretendiam fazer
um curso superior ou técnico, felizmente a maior parte doa alunos entrevistados
responderam que sim, digo felizmente porque é muito bom saber que grande parte
deles tem perspectiva de prosseguir os estudos e entra para o ensino superior.
Dentre os alunos participantes da enquete 78,6%
responderam que sim, que pretendem
fazer um curso superior e apenas 21,4% dos alunos responderam que não
pretendem cursar o ensino superior, como
mostra o gráfico abaixo.
*Fotos tirada do Google forms |
A quarta questão tinha como intuito saber qual a escolha de curso dos alunos, dentre os cursos escolhidos pelos alunos
estavam o curso de nutrição, Enfermagem, Jornalismo, Educação física, Pedagogia,
Música, Administração, Técnico em eletromecânica e muitos dos alunos ainda se
diziam em dúvida em relação ao curso.
Por fim os resultados obtidos para a quinta questão. A
ultima pergunta era se a matemática teria contribuído para o escolha do curso a
qual pretendia o aluno. Infelizmente 64,3% dos alunos responderam que não, que
a matemática não tinha influenciado para a escolha de curso deles e apenas
35,7% dos alunos responderam que sim. Dentre esses alunos que responderam sim
alguns deles disseram não gostar de matemática, mais sabiam que para obter
êxito em vestibulares e Enem, teriam que
aprender matemática, então por esse motivo eles responderam que sim, que a
matemática contribuiu para suas escolhas.
*Fotos tirada do Google forms |
Conclusão:
Com os resultados obtidos através dessa enquete, foi percebido que a matemática ainda é vista pela maioria dos alunos como um "bicho de sete cabeças", mais mostrou também que eles tem consciência que a matemática têm uma grande importância na vida deles e que de alguma forma ela influencia na hora de escolher um curso seja ela uma influencia negativa ou positiva.
Veja abaixo fotos que ilustram a realização da enquete:
*Fotos autorizadas pelos próprios alunos.
*Fotos autorizadas pelos próprios alunos.
*Fotos autorizadas pelos próprios alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário