segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Enquete: Como a matemática influencia para a escolha profissional dos alunos da E.E.M Agostinho Neres Portela.- Resultado e Discussão.

A enquete cujo tema central é “ Como a matemática influencia/influenciou na tomada de decisão para sua escolha de carreira”, foi realizada na escola de ensino médio Agostinho Neres Portela e teve como publico alvo os alunos do 3º ano. A enquete realizada foi de somente cinco perguntas básicas: 
*Fotos tirada do Google forms

Como ocorreu a atividade:

A escola Agostinho Neres Portela, possui um laboratório de informática, mais infelizmente no dia em que foi realizada a atividade o laboratório passava por uma manutenção, mais com o apoio do meu Supervisor e do diretor me foi cedido um computador com internet para que a enquete fosse realizada. Como tinha apenas um computador, foi chamadas equipes de quatro alunos por vez. 

Resultado e Discussão.

A primeira questão era perguntando se os alunos gostavam de matemática e tinham como opção “Sim” ou “Não”, alguns deles diziam “maios ou menos”, mais como a pergunta tinha apenas dois itens, acabavam respondendo não. O Gráfico abaixo mostra que 42,9% dos alunos que responderam a enquete gosta de matemática e que 57,1% dos alunos entrevistados não gostam de matemática.

*Fotos tirada do Google forms
Já a segunda questão perguntava em qual conteúdo matemático os alunos tinham mais dificuldades, dos alunos participantes da enquete 28,6% responderam frações, 21,4%  responderam  trigonometria, 7,1% responderam  porcentagem, 14,3%  responderam matriz, 14,3% responderam  Função do 2º grau e por fim 14,3% dos alunos participantes responderam outros, dentre esses que marcarão a opção “Outro” responderam que tem mais dificuldade em logaritmo, equações entre outros. Como podemos observar no gráfico abaixo a maior parte dos alunos entrevistados dizem ter mais dificuldade em frações. 

*Fotos tirada do Google forms

A terceira questão perguntava se os alunos pretendiam fazer um curso superior ou técnico, felizmente a maior parte doa alunos entrevistados responderam que sim, digo felizmente porque é muito bom saber que grande parte deles tem perspectiva de prosseguir os estudos e entra para o ensino superior. Dentre os alunos participantes da enquete 78,6%  responderam que sim, que pretendem  fazer um curso superior e apenas 21,4% dos alunos responderam que não pretendem  cursar o ensino superior, como mostra o gráfico abaixo.

*Fotos tirada do Google forms

A quarta questão tinha como intuito saber qual  a escolha de curso dos alunos,  dentre os cursos escolhidos pelos alunos estavam o curso de nutrição, Enfermagem, Jornalismo, Educação física, Pedagogia, Música, Administração, Técnico em eletromecânica e muitos dos alunos ainda se diziam em dúvida em relação ao curso.


Por fim os resultados obtidos para a quinta questão. A ultima pergunta era se a matemática teria contribuído para o escolha do curso a qual pretendia o aluno. Infelizmente 64,3% dos alunos responderam que não, que a matemática não tinha influenciado para a escolha de curso deles e apenas 35,7% dos alunos responderam que sim. Dentre esses alunos que responderam sim alguns deles disseram não gostar de matemática, mais sabiam que para obter êxito em  vestibulares e Enem, teriam que aprender matemática, então por esse motivo eles responderam que sim, que a matemática contribuiu para suas escolhas. 

*Fotos tirada do Google forms

Conclusão:

Com os resultados obtidos através dessa enquete, foi percebido que a matemática ainda é vista pela maioria dos alunos como um "bicho de sete cabeças", mais mostrou também que eles tem consciência que a matemática têm uma grande importância na vida deles e que de alguma forma ela influencia na hora de escolher um curso seja ela uma influencia negativa ou positiva.

Veja abaixo fotos que ilustram a realização da enquete:

*Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 


 *Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 


*Fotos autorizadas pelos próprios alunos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário